Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Milorde

Racismo

Milorde, 30.09.21

marguerite-g27673b6cc_1920.jpg

 

Não sou muito de escrever sobre este assunto porque quero acreditar que aquilo que presenciei hoje seja uma situação que acontece com menos frequência, e ainda bem que assim é, mas infelizmente ainda acontece!

Hoje fui almoçar a um restaurante que serve diárias a um preço acessível e onde a maioria dos trabalhadores da zona vão lá almoçar. O restaurante estava cheio, era uma azáfama lá dentro onde os empregados corriam de um lado para o outro para servir o maior número de clientes possível.

Foi pedida uma sopa a uma funcionária atarefada. Ela disse "trago já" e continuou o seu trajeto. Com a confusão, e eu percebo isso muito bem até porque já fui empregado de mesa, a funcionária esqueceu-se da sopa. O trabalhador e cliente ficou com cara de poucos amigos. Levantou-se, disse aos seus colegas que já não lhe apetecia a sopa, e dirigiu-se ao balcão. Quando viu a funcionária disse bem alto:

Ó preta tira-me um café!

A funcionária olhou muito séria para o rapaz e não teve coragem, ou não quis, de lhe responder e continuou a sua vida. Estava imensa gente naquela sala e todos fizeram ar de não ter ouvido absolutamente nada. Eu, sozinho, também não tive coragem de o abordar. Se tive medo, tal como os outros? Talvez sim. A verdade é que também me calei e fui para casa com o coração angustiado por saber que ainda existem pessoas capazes de tamanha falta de respeito.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Milorde 01.10.2021

    Em parte concordo consigo. Contudo o que o senhor disse e o tom em que o proferiu, na minha opinião, é racismo sim! Ele poderia simplesmente dizer: menina, pode tirar-me um café, por favor? É uma questão de educação.
  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 01.10.2021

    Em que mundo é que o Milorde vive? No real não será de certeza!
    Falta de educação é o que mais se vê por aí, e então nos blogues!
    E será que o Milorde é assim tão bem educado? Espero que responda a todos os comentários.
    Ter falado neste assunto quando há outros já é mau.

    E parece um teórico! A falta de educação só por si não é um problema. O problema são ações concretas que têm consequências, e há várias, não as vê ou não as quer ver?
  • Imagem de perfil

    Milorde 01.10.2021

    Caro senhor(a)
    Este blogue é meramente um blogue de humor. Se tenho humor ou não, isso terá que ser os meus leitores a dizerem-no, mas até ao momento não tenho queixas.
    Contudo, decidi ontem escrever sobre um assunto que presenciei e dei a minha opinião sobre isso, no MEU blogue.
    Se o assunto não é do seu agrado, lamento.
  • Milorde, nem te dês ao trabalho de responder a este anónimo. É um cordeiro que veste pele de lobo e que na ânsia de conseguir atenção contraria de forma bacoca tudo aquilo que possas dizer. Já o recebi na área de comentários do meu blog. É ignorando que lhe damos a melhor resposta.
    Eu também acho que nos dias de hoje TUDO é considerado racismo e xenofobia quando na verdade não o é. Mas, neste caso concreto, as dúvidas que me restam são nenhumas. Este tipo foi racista, além de ser completamente estúpido. Não chamaste a atenção e até compreendo, já compreendo um bocadinho menos que estando ele acompanhado por colegas, que o conhecem, nenhum deles lhe tenha dito nada.
    Cumprimentos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.