Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Milorde

Racismo

Milorde, 30.09.21

marguerite-g27673b6cc_1920.jpg

 

Não sou muito de escrever sobre este assunto porque quero acreditar que aquilo que presenciei hoje seja uma situação que acontece com menos frequência, e ainda bem que assim é, mas infelizmente ainda acontece!

Hoje fui almoçar a um restaurante que serve diárias a um preço acessível e onde a maioria dos trabalhadores da zona vão lá almoçar. O restaurante estava cheio, era uma azáfama lá dentro onde os empregados corriam de um lado para o outro para servir o maior número de clientes possível.

Foi pedida uma sopa a uma funcionária atarefada. Ela disse "trago já" e continuou o seu trajeto. Com a confusão, e eu percebo isso muito bem até porque já fui empregado de mesa, a funcionária esqueceu-se da sopa. O trabalhador e cliente ficou com cara de poucos amigos. Levantou-se, disse aos seus colegas que já não lhe apetecia a sopa, e dirigiu-se ao balcão. Quando viu a funcionária disse bem alto:

Ó preta tira-me um café!

A funcionária olhou muito séria para o rapaz e não teve coragem, ou não quis, de lhe responder e continuou a sua vida. Estava imensa gente naquela sala e todos fizeram ar de não ter ouvido absolutamente nada. Eu, sozinho, também não tive coragem de o abordar. Se tive medo, tal como os outros? Talvez sim. A verdade é que também me calei e fui para casa com o coração angustiado por saber que ainda existem pessoas capazes de tamanha falta de respeito.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    pedro09 01.10.2021

    portanto
    sim, existe racismo, sempre existiu, é historio, e nisso indiscutivel.
    Mas a cor da pele é apenas um sinal mais visivel da diferença.
    O racismo, a nossa violencia, vai muitissimo para alem desse pormenor.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.