Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Milorde

Os tomates

Milorde, 24.10.19

Temos estado num alvoroço cá por casa. Quase que me intoxico com o cheiro a lixívia que paira no ar, porque tudo deve estar devidamente desinfetado para receber devidamente a Senhora Condessa que está doente. Misha quase que não entra em casa e, quando o faz para comer alguma coisa, fica com os olhos a chorar e foge logo lá para fora, coitado do bicho!

Quando demos a boa nova ao Sebastião ele simplesmente perguntou: ela é boa? Respondi-lhe que sim, que a Condessa de Champignon é uma excelente pessoa, meiga, carinhosa, de trato fino mas muito gentil. Disse-me que não estava a perguntar sobre a sua personalidade mas sim pelos seus atributos físicos.

- Tenha respeito pela Condessa, menino Sebastião! Ela tem idade para ser sua avó!

- Oh que seca! - foi tudo o que me respondeu e foi logo enfiar-se no seu quarto. Esta juventude está perdida é o que vos digo.

Depois de muita insistência da Maria, que dizia que teríamos de encher a despensa cheia de comida boa, tive que vender duas peças de prata valiosíssimas que pertenciam ao meu tetravô por uma pechincha e logo depois encaminhamo-nos para o minimercado aqui da aldeia.

A senhora Aurora recebeu-nos jovialmente com um abraço e dois beijos repenicados. Dizia estar contente por receber a visita de Milord que há já algum tempo não aparecia por estas bandas. "É a crise", foi tudo o que consegui dizer. Depois de mais algumas palavras de circunstância, em que a Maria praticamente contou toda a sua vida depois da separação e a senhora Aurora fingia surpresa como se nada soubesse, ia colocando algumas compras no cesto de que precisava quando olhei para uma bancada cheia de tomates com um ótimo aspeto.

- São tomates biológicos, Milord - disse a dona do estabelecimento - comprei-os a um agricultor aqui da zona. Produto de qualidade!

- Qual é o preço? - perguntou a Maria enquanto pegava numa saca plástica depois de humedecer os dedos com a boca.

- 4,49€ o quilo.

O quê?! Perguntei-lhe se estava a brincar. A Maria disse que era um disparate! Não se justificava um preço assim tão alto por um quilo de tomates que nem sabíamos se eram bons.

- É o preço deles. Na minha loja só vendo produtos de qualidade! Se não querem pagar esse preço então vão lá aos supermercados comprar daqueles que vem da Holanda cheios de químicos!

- Pois não vamos levar nem uma coisa desta loja - sentenciei - que atrevimento!

- Vamos Milord - disse Maria e, depois, virando-se para a senhora Aurora - logo à noite quando estiver a apalpar os tomates do seu marido, veja se eles estão cheios, pois tenho-o visto a sair com a sua empregada da limpeza.

- Oh! Como se atreve?! Ponham-se a andar da minha loja imediatamente!! Fora!

Chegamos a casa sem compras. Acabamos por comer coelho à caçador refogado com um pouco de vinho tinto que ainda me resta na cave. A Maria disse-me que era uma boa caçadora!

 

21 comentários

Comentar post