Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Milorde

Dia Internacional da Igualdade Salarial

Milorde, 18.09.23

euros-427533_1280.jpg

Sabiam que hoje é o Dia Internacional da Igualdade Salarial?

O Dia Internacional da Igualdade Salarial é uma data que procura chamar a atenção para a disparidade salarial entre homens e mulheres no mercado de trabalho. É celebrado em diferentes datas em vários países, aqui em Portugal é no dia 18 de setembro.

A disparidade salarial de género refere-se à diferença média entre os salários de homens e mulheres num determinado grupo ou população. Infelizmente, em muitas partes do mundo, as mulheres ainda recebem menos do que os homens pelo mesmo trabalho ou trabalho de igual valor.

As causas da disparidade salarial de género são complexas e multifacetadas, incluindo fatores como discriminação direta, segregação ocupacional, falta de acesso a oportunidades de carreira e promoções, diferenças na carga de trabalho não remunerada (como cuidados familiares), entre outros.

O Dia Internacional da Igualdade Salarial tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre essa desigualdade e promover a igualdade de remuneração entre os géneros. As organizações e ativistas usam esta data para fazer campanhas, organizar eventos, discutir políticas e incentivar ações para eliminar a disparidade salarial e promover a equidade de género no local de trabalho.

4 comentários

Comentar post